Para além da novidade que o betão vai revelando dia a dia, a escola que importa neste momento continua também a ser construída, na sua atividade diária, com toda complexidade que esta organização implica.
É a escola onde vivemos e onde procuramos envolver todos na perseguição das metas, objetivos e estratégias que julgamos necessários para o sucesso dos nossos alunos.
Vários são os serviços que compõem a escola e costumamos defini-los assertivamente. Hoje, contudo, gostaria de fazer a apresentação de um serviço, de forma menos comum.
A biblioteca da nossa escola não é um depósito de livros, jornais, revistas, filmes, música, ou outros.
Estes materiais sustentam a atividade da biblioteca, mas há que fazê-los chegar às pessoas, torná-los úteis, e isso consegue-se com ações que consigam responder a necessidades identificadas na escola pelos vários intervenientes: a biblioteca ausculta o que a rodeia, diagnostica e planeia em reflexão com o meio, gerando recursos e gerindo também os que se encontram no seio da escola e na comunidade em que esta se insere. Ou seja, a biblioteca identifica-se com a escola e, ao mesmo tempo, contribui para a sua transformação, funções que são, também, as da própria escola, sobretudo em relação aos alunos, cerne da sua existência.
A equipa de professores e funcionários auxiliares responsáveis por este setor da escola empenha-se diariamente na manutenção, gestão e dinamização do espaço, gerindo os seus recursos e dando-lhes, assim, verdadeiro sentido pedagógico.
Movimentar os recursos implica disponibilizar os materiais, trazer os alunos à biblioteca, familiarizando os novos e fidelizando os outros.
A biblioteca deve apoiar os trabalhos escolares: vamos à sala de aula, com trabalhos preparados para reforçar as matérias, ou apresentar novos pontos de vista; estamos presentes, diariamente, no apoio à pesquisa de informação e à elaboração dos trabalhos; respondemos às sugestões de leitura, adquirindo o que nos é solicitado, dentro das limitações orçamentais – ainda não temos jornais ou revistas este ano ; promovemos a leitura, com actividades que mostrem livros novos ou diferentes formas de chegar à leitura.
Devemos oferecer atividades que desenvolvam outras literacias – capacidade de leitura e compreensão de materiais diversos: temos cinema, teatro, banda desenhada, difusão de informação – blogue Ler Connosco, Jornal das Artes, visitas de estudo a exposições, sessões de leitura com convidados.
A biblioteca deve articular-se com o meio: apoiamos projetos de voluntariado, intercâmbio entre escolas, colaboramos com a biblioteca municipal Almeida Faria, obtemos apoio de entidades como O Espaço do Tempo.
E procuramos estar atentos, enquadrando a nossa atividade nas necessidades e nas potencialidades da escola e do meio envolvente, tentando cumprir a nossa função neste enorme desafio da formação integral com que a escola de hoje se debate.
hr
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