Nas ilhas britânicas a tradição diz que só nos anos bissextos as mulheres solteiras podem propor casamento, ou seja, podem se aproximar daquele homem pelo qual suspiram e propor que se casem. Sendo alvo de um pedido de casamento, o homem em questão ou aceita ou paga uma multa para recusar tal pedido. A tradição está documentada só a partir do século XIX, ainda que se ache que ela tenha existido desde a era medieval.
Semelhantes hábitos aparecem na Dinamarca, onde as mulheres que forem recusadas depois de terem feito seus pedidos de casamento nesta data, devem ser recompensadas com 12 pares de luvas. Na Finlândia, se um homem recusa a proposta de casamento que uma mulher lhe faz no ano bissexto tem que pagar por um corte de tecido para que ela possa fazer uma saia.
Há muitas explicações pelo aparecimento dessa tradição. Entre ela a de que no século V, na Irlanda, Santa Brígida queixou-se a São Patrício (padroeiro do país) sobre a espera que muitas mulheres tinham que aguentar até receber um pedido de casamento. São Patrício teria então estipulado o dia 29 de fevereiro, como a data em que as mulheres poderiam fazer o pedido de casamento e, se o homem rejeitasse, teria que pagar uma multa, ou dar a ela um presente bem caro.
Sem comentários:
Enviar um comentário