Durma bem, viva melhor
Autores: Júlia, João e Luís
[turma B]
Introdução:
Os hábitos dos jovens modificaram-se radicalmente nas últimas décadas e essas mudanças parecem ser cada vez mais rápidas. Existem diversos factores a contribuir para isso: a evolução tecnológica, com particular relevo para as comunicações, o aumento das pressões de estudo/trabalho, a generalização das diversões, a transição progressiva para hábitos citadinos. Com tudo isto, a alternância luz-escuridão deixou de existir, a luz eléctrica associou-se à possibilidade de divertimento tardio, as refeições deixaram de ser à volta da mesa de família, a sensação de abundância prevaleceu nas sociedades industrializadas e o sono passou a ser visto como um inconveniente que impede a continuação do trabalho ou do prazer.
in Os mistérios do sono, p.97
Esta é uma obra de ficção, mas também de divulgação de uma fatia importante da nossa vida que tendemos a desvalorizar, ou pelo menos a não olhar com a atenção devida: o sono.
Nesta história, os amigos que se reuniam habitualmente debaixo do jacarandá do pátio da escola aparecem, um dia, cheios de olheiras, cansados e sem vontade de se mexerem. Conversam e concluem que só pode ser da mudança da hora para o horário de Inverno. E daí, conversa mais conversa, decidem investigar o assunto. Com método científico e tudo.
As autoras são especialistas e criaram esta história para dar a conhecer com rigor o tema, considerando que "Portugal é um país privado de sono" e que importa tomar consciência das consequências graves de certos hábitos de vida que julgamos inócuos, sem importância.
hr
Sem comentários:
Enviar um comentário