terça-feira, 4 de outubro de 2011

Lê mesmo!

Trazemos-te hoje uma proposta de leitura, à espera de opinião.

O protagonista desta história chama-se Holden Caulfield e tem algumas manias.
A maior talvez seja pensar que é mesmo mau rapaz.

Costuma ser expulso dos colégios:
"Puseram-me a andar. Já não voltava depois das férias do Natal, por ter chumbado a quatro disciplinas e por não me aplicar e isso. Fizeram-me várias advertências para que eu me aplicasse - principalmente a meio dos trimestres, quando os meus pais vinham a uma reunião com o velho Thurmer -, mas eu não liguei."(p.11)

Acha-se um bronco:
"O livro que andava a ler era um que trouxe da biblioteca por engano.(...)Deram-me África Minha, de Isak Dinesen. Pensei que ia ser barrete, mas não. Era um livro bastante bom. Sou bastante inculto, mas leio muito."(p.27)


Diz que tem pouca consideração pelos sentimentos dos outros:
"O que acontece é que a maior parte das vezes,  quando estamos bestialmente perto de fazer aquilo com uma miúda(...), ela põe-se sempre a dizer-nos para parar. O problema comigo é que eu páro mesmo."(p.104)


Tem opiniões muito vagas e pouco consistentes:
"Apetecia-me rezar ou assim, quando estava na cama, mas não conseguia. Nem sempre consigo rezar quando me apetece. Para já, sou um pouco ateu. Gosto de Jesus e assim, mas não ligo grande coisa ao resto das coisas na Bíblia. Vejam os apóstolos, por exemplo.(p.111)


Não tem imaginação nenhuma e a sua vida é cinzentona:
"Eh pá, o medo que me deu. Nem imaginam. Comecei a suar como um camelo - a camisa toda e a roupa interior e tudo. Depois comecei a fazer outra coisa. Cada vez que chegava ao fim do quarteirão, fazia de conta que estava a falar com o meu irmão Allie. Dizia-lhe: Allie, não me deixes desaparecer. Allie, não me deixes desaparecer. Allie, não me deixes desaparecer. Por favor, Allie. E então quando chegava ao outro lado da rua sem ter desparecido, agradecia-lhe."(.p.211)

Isto não é um teste, mas achas que ele é assim tão mau rapaz?

Se quiseres saber mais, passa pela biblioteca:

Salinger, J.D., À espera no centeio.

hr

Sem comentários:

Enviar um comentário